Pacientes Especiais

Para os pacientes especiais, a nossa clínica está 100% preparada para atendê-los com todo o respeito, o zelo e a comodidade que merecem.

Os consultórios são adaptados para receber confortavelmente todos os pacientes com mobilidade reduzida.

A nossa clínica também conta com profissionais especializados em atender pacientes com necessidades especiais, incluindo:
·        Deficiência mental;
·        Deficiência física;
·        Distúrbios comportamentais (autismo);
·        Transtornos psiquiátricos;
·        Distúrbios sensoriais e de comunicação;
·        Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, entre outras);
·        Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose);
·        Condições sistêmicas (irradiados, transplantados , oncológicos, gestantes, imunocomprometidos).

Terminologia Pacientes Especiais
O termo “pacientes com necessidades especiais (PNE)” vem substituindo - com muita razão - os já tão utilizados termos “portadores de deficiência” e “excepcionais”. É importante também evitarmos a palavra “portadores”.

A definição de pacientes especiais já está formulada de comum acordo entre as associações de diversos países como a IADH (International Association of Dentirtry for the Handicapped) .

O objetivo é a desmistificação de que estas pessoas apresentam deficiência como sinônimo de incapacidade de participação e integração na comunidade como um todo. Serve de alerta para que a sociedade respeite suas limitações e de que elas apresentam necessidades especiais diferenciadas, mas são capazes de oferecer sua contribuição à sociedade da qual participam.

Faz parte do grupo de pacientes com necessidades especiais na odontologia aquelas pessoas que tem alguma doença ou situação clínica que necessitem um atendimento odontológico diferenciado.

O especialista na área está capacitado para prestar uma odontologia de alta qualidade cercada dos cuidados necessários à cada situação específica.

Pacientes Especiais em Odontologia
O atendimento clínico deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. Estas pessoas têm uma necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico; para prevenção de cárie e doenças periodontais. A maioria destes pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais necessitando da ajuda de demais pessoas. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente.

A primeira abordagem odontológica deve ser composta de uma aproximação com o paciente e familiares assim como o conhecimento das condições médicas preexistentes. Salienta-se que muitos destes pacientes apresentam complicações orgânicas. O melhor atendimento exige uma integração das áreas odontológica, médica, psicológica e social. O dentista especialista realiza o exame bucodentário, avalia o comportamento do paciente, dos familiares, e o relacionamento entre ambos. A contenção física ou química somente é utilizada diante da ineficiência dos métodos psicológicos.
O atendimento odontológico em pacientes especiais pode ser feito em três modalidades:
1) A tradicional, que é o atendimento em que existe a cooperação por parte do paciente, alternando-se somente o tipo de ambiente, instrumental e material odontológico a ser empregado;
2) O condicionado, que utiliza técnicas de demonstração com todo o aparato odontológico, para que o paciente saiba, antes de ser atendido, o que será utilizado em sua boca, incluindo as de vibrações e ruídos que farão parte do atendimento;
3) Sob contenção (mecânica, química, hipnose). Os pacientes que apresentem problemas graves no que se refere à cooperação e ao manejo devem ser considerados dentro do grupo com indicação para a contenção química e anestesia geral. Todo tratamento odontológico é considerado como parte de um programa permanente de saúde bucal.

Dentro desse programa, as medidas preventivas e as restauradoras devem estar perfeitamente integradas, oferecendo tratamentos globais para as deficiências abordadas. Nelas, o Cirurgião Dentista integra uma equipe de trabalho multidisciplinar.