Restaurações Dentárias

Estética e Função

Além da aparência, o seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, hoje com a odontologia estética podemos corrigir forma, posição ou cor dos dentes.
A odontologia estética atual visa através das mais modernas técnicas de estética dental e de novos materiais, utilizar os tratamentos necessários para devolver a harmonia ao sorriso.

Esclarecendo dúvidas freqüentes na hora de trocar as Restaurações Dentárias:

Quanto tempo dura as restaurações dentárias estéticas?
A longevidade de qualquer tratamento, sendo utilizadas restaurações dentárias estéticas ou não várias de acordo com fatores, tais como o diagnóstico correto, hábitos alimentares, oclusão, higiene oral, tipo e quantidade de saliva, além de um correto controle do paciente e do profissional. Hoje contamos em nossa clínica com o avanço do diagnóstico por imagens que ajuda muito no controle em consulta.

Tenho restaurações escuras (metálicas) nos dentes posteriores. Vale à pena trocá-Ias por restaurações dentárias de cor branca ou da cor dos dentes?
A troca de uma restauração metálica por uma estética (branca), pode ser por alguns motivos: 1- Por problemas que envolvem a saúde do dente, como uma fratura da restauração dentária pré-existente 2- Por recidiva de cárie 3- Por fraturas no dente 4- Por motivo exclusivamente estético

Quais os materiais que podem ser utilizados na troca das restaurações dentárias metálicas por estéticas?
Existem duas possibilidades de materiais. O primeiro é a cerâmica (ou porcelana), o segundo são as resinas compostas. As restaurações dentárias de cerâmica podem ser executadas apenas pelo método indireto, isto é, o cirurgião-dentista prepara o dente, molda, e um técnico de laboratório executa, sobre o modelo, o trabalho, que é cimentado pelo dentista. A resina composta tanto pode ser usada pelo método direto, feita diretamente sobre o dente do paciente, em uma única sessão, ou pelo método indireto. A resina composta usada na forma indireta tem uma composição diferente da utilizada na forma direta e é chamada de resina composta de laboratório, podendo também ter a denominação de cerômero.

As restaurações dentárias em amálgama são realmente tóxicas e, por isso, devem ser trocadas?
Ainda é muito duvidoso sobre o poder tóxico do mercúrio nas restaurações dentárias de amalgama. Provou-se que o aumento dos níveis de mercúrio no sangue e na urina pode estar associado à presença dessas restaurações, embora nenhum trabalho tenha conseguido relacionar o desenvolvimento de doenças sistêmicas causadas por mercúrio em pacientes com as restaurações de amálgama.

Quais são os melhores materiais e a melhor técnica para as restaurações dentárias?
Basicamente, a técnica direta serve para as pequenas restaurações e, quando a área a ser restaurada é muito extensa, a preferência cai sobre as indiretas; entretanto, as mais extensas podem ser feitas também de modo direto, dependendo da indicação profissional. Na técnica indireta, a escolha entre cerâmica e cerômero dependerá de fatores funcionais e hábitos do paciente, como bruxismo, cigarros, oclusão, onde o profissional será orientado sobre a melhor indicação.

Quando se faz a troca das restaurações dentárias, é necessário um desgaste maior do dente?

Não necessariamente. Quando é feita a troca de uma restauração dentária de amálgama por uma de resina composta direta, a cavidade obtida após a retirada do material antigo já é compatível com o novo material restaurador. Contudo, para receber uma restauração indireta, pode ser necessário um desgaste adicional de dente sadio para possibilitar a execução do trabalho. Nas trocas de uma restauração metálica indireta de ouro, por exemplo, dificilmente uma certa quantidade de dente sadio não vai ser sacrificada, pois são preparos com exigências diferentes. Esse desgaste maior do dente de maneira alguma irá prejudicá-lo, pois é feito para permitir uma harmonia entre o material restaurador e o dente.